sexta-feira, 2 de novembro de 2012

6º encontro - 27-10-2012



Pauta:

1- Ler o texto: Ciganos: os filhos do vento, de Lourivaldo Perez Baçan. Do título: De onde vem os filhos do vento? Até o título A origem do preconceito.

- Levantar os principais pontos encontrados no texto.
a) Quais os mitos e lendas sobre a origem dos ciganos.
b) A questão religiosa e de perseguição.
c) A ação dos ciganos em relação a costumes; nomes para se referenciarem aos não ciganos.
d) O que se entende no texto lido?

- O que significa vegano?
- Quais os princípios dos adeptos do “veganismo”?
- Pode existir um preconceito em relação a esse grupo de pessoas nas diversas situações da sociedade, com crianças na escola, em festas, etc.?

3- Assistir aos Vídeos: Troca de Família - Terça 22 02 2011 -: parte 1/4  - parte 4/4



O programa Troca de Família é um programa que fora exibido na TV Record, onde tem a finalidade de um “jogo” entre duas famílias, onde as mães são trocadas e no final do programa ganham dinheiro por esta troca e participação, só que quem decide o que deve ser feito com o dinheiro é a mãe da família oposta. Este episódio é do ano de 2011 e trata de assunto de preconceito, ciganos, veganos (forma vegetariana de viver) e de outros assuntos.

Comente:
  • Tipo religioso declarado pela mãe cigana.
  • Atribuições declaradas pela mãe cigana.
  • Fala do homem em relação aos costumes. 
  • Questão do machismo.
Sobre os veganos:
  • Os veganos não comem carne, nem derivados, como é a alimentação do povo cigano, segundo o vídeo?

No segundo vídeo (parte 4/4), bem no final tem um pequeno relato de um cigano, sobre preconceito. Fazer uma análise desta pequena fala, destacando:
  • Diferenças existentes entre as duas famílias: questões culturais, trabalho, vida familiar, constituição, etc.
  • Se estes temas levam a questionamentos?


  • O que significa a ação de Merkel em relação ao memorial?
  • Isso resulta em alguma ação?
  • Como definir o sofrimento dos ciganos na II Grande Guerra, uma vez que foram perseguidos e mortos, segundo o próprio texto?


REFLEXÕES DA EQUIPE





           

Ao longo da história reconhecemos que o diferente sempre causou estranheza e preconceito. Neste sentido podemos citar o povo cigano.
Existem algumas lendas que procuram explicar a origem dos povos ciganos, povos nômades cuja origem remonta a mais de 400 a.C, dentre essas explicações destaca-se a lenda que os ciganos eram descendentes dos anjos caídos que se juntaram com a filha dos homens (Livro Apócrifo de Enoque). Há também a história de Hagar, escrava de Sara, mulher de Abrão. Hagar deu um filho a Abrão, a pedido de Sara, que foi expulsa com seu filho Ismael, e os dois receberam de Deus a liberdade como marca de sua descendência, e a fez tão numerosa como sementes ao vento, para que se espalhem por toda a terra e não conhecessem fronteiras.
         Outra lenda que busca explicar a origem dos ciganos, é de que os atuais ciganos são descendentes diretos de Adão e Lilith, uma mulher anterior a Eva, por esse motivo, os ciganos formaram o único povo a não nascer com o pecado original.
         A ciência também busca explicar a origem dos ciganos, algumas hipóteses de que estes tenham se originado na Núbia, ou que seriam remanescentes da Babilônia. Ou ainda, uma mistura de raças entre judeus e mouros. Ou então, originados da Península Ibérica, da Valáquia, dos Pirineus bascos, da Atlântida dos guanches, das Canárias e, até dos índios norte-americanos. Porém, Voltaire formulou a hipótese que mais se aproximou da verdade, este dizia que os ciganos descendiam dos sacerdotes de Ísis, no Egito.
Os ciganos destacam-se por serem um povo que devido a constante mobilidade, mais assimilaram a cultura dos povos por onde passavam, do que influenciaram ou deixaram pistas seguras de sua origem.
 Na questão religiosa, os ciganos merecem destaque pela liberdade, e de que o contato com diversas culturas lhes propiciaram experimentar práticas religiosas diferentes e desenvolver práticas que exprimem essa mistura, destacam-se o Tarô, a astrologia, a cartomancia e a quiromancia.
         Porém, essa mistura levou os ciganos a não serem bem vistos ou aceitos por vários povos em diversas épocas, destaca-se a Inquisição que os perseguiu, julgou, torturou e matou, por conta de seus conhecimentos e práticas religiosas já mencionadas. É neste contexto que surge várias lendas, que buscam negativar os ciganos – “um mercador cigano que se negou a ajudar a Sagrada Família”; ‘cúmplices de Herodes”; e o “ladrão de um dos cravos da crucificação de Jesus”.
Porém, essa perseguição foi superada pelas atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, onde mais de 500 ml ciganos foram mortos nos campos de concentração nazista e milhares de outros foram deportados.
         Assim, o caráter nômade/migratório pode ser justificado por essas atrocidades e a necessidade de sobrevivência.

         A liberdade deu aos ciganos algo que nenhum outro povo da história possuiu, quando não lhes é atribuído algo concreto, como ser ligado a terra e a costumes, estes “assumem” características negativas, como a falta de valores.
         É justamente esta liberdade que chocou grande parte dos povos com quem os ciganos tiveram contato e fez com que eles fossem associados a roubos, bruxarias, feitiçaria, canibalismo, desastres naturais, entre outros. Ou seja, os ciganos não eram povos sem costumes, mas sim povos com características tão particulares que não se enquadraram nos padrões destas sociedades.

         Os povos ciganos, cuja origem (mítica ou não) remonta a Antiguidade, mostra para a humanidade o quanto sempre fomos incapazes de lidar com a liberdade. Os ciganos personificam o que a sociedade sempre foi incapaz de fazer, conviver com o diferente, o que foge aos padrões, que segue os costumes. E toda perseguição a que eles foram expostos, toda selvageria a que eles sempre foram tratados e toda negatividade que lhes é atribuída explicita justamente isso, que a humanidade (ontem e hoje) oprime todo aquele que faz da liberdade sua escolha de vida.

Os ciganos ainda são relacionados a tudo de ruim que possa acontecer numa comunidade e sua chegada muitas vezes é motivo de
reações até violentas da parte de cidadãos menos esclarecidos.
Associam-nos ainda a roubos, desastres naturais, como ventanias e tempestades, além de toda sorte de trapaças e falsificações.
Na raiz de tudo isso encontra-se o fato inegável de que ciganos e gadjos têm modos diferentes de encarar a vida. A ignorância é a principal causa desse tratamento dispensado
pelos sedentários aos ciganos, pois não conseguem compreender esse estilo de vida.
Apesar de todas essas descobertas, no entanto, ainda não se determinou com precisão a que grupo exatamente pertencia o povo cigano. As velhas lendas, no entanto, parecem
conduzir a uma origem mais distante, à época da criação do mundo ou logo após o Gênese,atualmente ainda são vistos com maus olhos, e a sociedade como um todo ainda tem dificuldades de aceitá-los, respeitando suas crenças e atitudes.

    Veganismo é uma filosofia  que tem sido seguida por muitas pessoas ao longo da história da humanidade. A palavra vegan (VEEGN) é utilizada para distinguir os vegan dos vegetarianos, que são pessoas que vivem basicamente de produtos alimentares do mundo vegetal, com a adição ou sem uso de ovos e leite e derivados.
        O veganismo é uma forma de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra o reino animal. Inclui o respeito por todas formas de vida. isto se aplica no uso da prática de viver somente de produtos derivados do mundo vegetal.
    A exclusão do uso da carne vermelha, de peixes, de aves, ovos, mel leite ou derivados, encoraja o uso de formas alternativas de produtos vegetais. O veganismo lembra o homem de sua responsabilidade, pelos recursos naturais e faz com que ele busque caminhos de manter o solo e o reino vegetal saudável, assim como o uso correto dos materiais da terra. O Veganismo é muito mais do que uma questão de dieta. Vegan é contra a matança , maus tratos ou exploração de animais. Os Vegan também são interessados em ter um excelente padrão físico, emocional, mental e espiritual.
      Os vegans também não usam produtos derivados de animais como: lã, couro, peles, roupas, móveis, artesanatos, sabões ou cosmético que contenha produtos de origens animal, travesseiro de penas etc.  Um vegan não pesca, não caça, não aprova o confinamento de animais nos circos ou zoológicos, ou rodeios ou touradas.  Um vegan não se submete a vacinação ou soro feito de animais, ou drogas que foram testadas cruelmente em animais.
       Já os vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, peru, faisão, paca, porco, carneiro, frango e qualquer ave, bem como alimentos ou produtos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.
       Nada melhor para entender o modo de vida dos diversos grupos do que estar, ainda que por pouco tempo vivendo com eles. É o que acontece no programa Troca de família, e mais especificamente naquele em que trocaram de lar uma mãe cigana e outra vegana.Separadas pelas grandes diferenças, mas unidas pelo respeito, puderam conhecer e compreender os costumes umas das outras.






REFERÊNCIAS

BAÇAN, Lourivaldo Perez. Ciganos, os filhos do vento. LPB Edições, 1999. Disponível em: http://byablanco.jimdo.com/livros/. Acesso em 27 de out. de 2012.


COLE, Deborah. Merkel inaugura memorial para ciganos vítimas do Holocausto. Disponível em: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iwie8AZmXk-piI7yPX13CE6XUOyg?docId=CNG.ed0cb0e81492b44ee019fd55ee283104.491.Acesso em 27 de out. de 2012.

Rede Bem Comum. O que é veganismo? E o vegetarianismo? Disponível em: http://coolmeia.org/bemcomum/en/node/41. Acesso em 27 de out. de 2012.


Vídeo: Troca de Família (parte1/4). Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=BEdqLHDHCpQ. Acesso em 27 de out. de 2012.

 Vídeo: Troca de Família (parte4/4). Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=uXFhoilc60Y&feature=relmfu. Acesso em 27 de out. de 2012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário