-->
EQUIPE
MULTIDISCIPLINAR – FORMAÇÃO CONTINUADA – 2013 – 3º encontro
A pauta segue com algumas alterações da coordenação
da Equipe Multidisciplinar do CERB, mas mantém o conteúdo enviado
pelo NRE de Jacarezinho, conforme coordenação da pedagoga Amélia
Sílvia Marcelino e
do Técnico Pedagógico da
disciplina de História Anderson
Luiz Machado.
Pauta
1.Leitura
do texto lei: Os
Índios na Constituição Federal de 1988.
1.1.Após
a leitura do texto que é a própria lei sobre os Índios na
Constituição Federal, relate quais os direitos atribuídos aos
índios em território nacional.
2.Leitura
do texto: Índios
da etnia munduruku desocupam sede da Funai em Brasília.
Após
a leitura, anotar as principais informações do texto, para
posterior diálogo com a equipe.
3
– Vídeos da série especial "Índios".
Após
a leitura e discussões pertinentes, assistir a todos os vídeos da
série especial Índios, Repórter Brasil e fazer as seguintes
observações
- Identificar os problemas que os povos indígenas enfrentam.
- Relacionar a ação governamental, com a questão das leis cabíveis ao povo Indígena.
- Fazer uma análise sobre os proprietários de terra e as ocupações dos índios.
- Sobre o processo de aculturação, quais pontos podem ser considerados positivos e quais o negativos?
- A inserção dos índios nas novas tecnologias garantem um processo dinâmico entre as comunidades? Quais contribuições são exploradas?
- Sobre a saúde indígena, o governo está agindo de maneira satisfatória, segundo a reportagem? Será que este é um problema enfrentado somente nas comunidades indígenas, ou também afetam a sociedade de maneira geral?
- Quanto ao legado cultural que a população indígena deixa para a História do Brasil, qual é o papel da sociedade com as atitudes de divulgação da cultura, da valorização e de ruptura que também acontecem?
4
– Vídeo: Belo
monte,uma usina polêmica,
- Na atualidade aconteceram diversas manifestações de reivindicação para a posse de terra indígena, as manifestações nem sempre acontecem de forma pacífica, como pode ser analisado esse fato? A construção de Usinas Hidrelétricas é um dos motivos das reivindicações, como entender a necessidade da construção, as terras indígenas e o impacto ambiental?
- O que se pode concluir após assistir o vídeo sobre a Usina de Belo Monte?
REFERÊNCIAS
Texto:Os
Índios na Constituição Federal de 1988. Disponível
em: http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/indios_na_constitui.htm
. Acesso em
15 jul 2013.
Texto:
Índios da etnia munduruku desocupam sede da Funai em Brasília.
Disponível
em:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/indios-mundurukus-desocupam-sede-da-funai-em-brasilia.html
. Acesso em
15 jul 2013.
Vídeo:
Série especial Índios: Territórios Indígenas, Repórter Brasil
(manhã). Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=zE2dpu8G_UM.
.
Vídeo:
Série sobre indígenas mostra como está a Raposa Serra do Sol,
Repórter Brasil (noite). Disponível
em http://www.youtube.com/watch?v=2cG48FjZUUI
. Acesso em
15 jul 2013.
Vídeo:
Série especial Índios nº 3 precariedade na série indígena,
Repórter Brasil (manhã), Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=PRbly6k4eI4
. Acesso em
15 jul 2013.
Vídeo:
Série Territórios de Resistência revela aspectos da cultura
indígena – Repórter Brasil (noite). Disponível
em:
http://www.youtube.com/watch?v=utd1f1nZQYE
. Acesso em 15 jul 2013.
Vídeo:
Belo Monte, uma usina polêmica. Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=g5QW6ph_ZPM
. Acesso em
15 jul 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário