sexta-feira, 14 de junho de 2013

3º encontro - 15-06-2013


-->
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – FORMAÇÃO CONTINUADA – 2013 – 3º encontro

A pauta segue com algumas alterações da coordenação da Equipe Multidisciplinar do CERB, mas mantém o conteúdo enviado pelo NRE de Jacarezinho, conforme coordenação da pedagoga Amélia Sílvia Marcelino  do Técnico Pedagógico da disciplina de História Anderson Luiz Machado.


Pauta


1.1.Após a leitura do texto que é a própria lei sobre os Índios na Constituição Federal, relate quais os direitos atribuídos aos índios em território nacional.



Após a leitura, anotar as principais informações do texto, para posterior diálogo com a equipe.

3 – Vídeos da série especial "Índios".
        
Após a leitura e discussões pertinentes, assistir a todos os vídeos da série especial Índios, Repórter Brasil e fazer as seguintes observações


  • Identificar  os problemas que os povos indígenas enfrentam.
  • Relacionar a ação governamental, com a questão das leis cabíveis ao povo Indígena.
  • Fazer uma análise sobre os proprietários de terra e as ocupações dos índios.
  • Sobre o processo de aculturação, quais pontos podem ser considerados positivos e quais o negativos?
  • A inserção dos índios nas novas tecnologias garantem um processo dinâmico entre as comunidades? Quais contribuições são exploradas?
  • Sobre a saúde indígena, o governo está agindo de maneira satisfatória, segundo a reportagem? Será que este é um problema enfrentado somente nas comunidades indígenas, ou também afetam a sociedade de maneira geral?
  • Quanto ao legado cultural que a população indígena deixa para a História do Brasil, qual é o papel da sociedade com as atitudes de divulgação da cultura, da valorização e de ruptura que também acontecem?

  • Na atualidade aconteceram diversas manifestações de reivindicação para a posse de terra indígena, as manifestações nem sempre acontecem de forma pacífica, como pode ser analisado esse fato? A construção de Usinas Hidrelétricas é um dos motivos das reivindicações, como entender a necessidade da construção, as terras indígenas e o impacto ambiental?
  • O que se pode concluir após assistir o vídeo sobre a Usina de Belo Monte?


REFERÊNCIAS

Texto:Os Índios na Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/indios_na_constitui.htm . Acesso em 15 jul 2013.

Texto: Índios da etnia munduruku desocupam sede da Funai em Brasília. Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/indios-mundurukus-desocupam-sede-da-funai-em-brasilia.html . Acesso em 15 jul 2013.

Vídeo: Série especial Índios: Territórios Indígenas, Repórter Brasil (manhã). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zE2dpu8G_UM. .


Vídeo: Série sobre indígenas mostra como está a Raposa Serra do Sol, Repórter Brasil (noite). Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=2cG48FjZUUI . Acesso em 15 jul 2013.

Vídeo: Série especial Índios nº 3 precariedade na série indígena, Repórter Brasil (manhã), Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PRbly6k4eI4 . Acesso em 15 jul 2013.



Vídeo: Belo Monte, uma usina polêmica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g5QW6ph_ZPM . Acesso em 15 jul 2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário